(82) 3539-3404 / 98153-3048 / 99933-0508
10 de Dezembro de 2019
19:34
04/11/2019
O WhatsApp anunciou nesta semana que está processando a empresa israelense NSO Group no Tribunal Federal dos EUA. Will Cathcart, chefe do WhatsApp, afirmou que a empresa explorou uma vulnerabilidade do app com objetivo de atingir aproximadamente 1.400 smartphones com um "malware projetado para infectar e realizar vigilância de usuários específicos do WhatsApp". As informações são do Washington Post.
De acordo com o jornal americano, o ataque permitiu que seus funcionários conseguissem acesso a câmera e microfone dos usuários infectados além de mensagens, e-mails e registro de ligações. O documento do processo foi publicado na íntegra pelo jornal e pode ser acessado pelo link.
Cathcart conta que o ataque foi direcionado para usuários específicos do app de mensagens. "Ele [o hack] teve como alvo pelo menos 100 defensores de direitos humanos, jornalistas e outros membros da sociedade civil em todo o mundo”, diz.
A NSO Group é de propriedade da Q Cyber Technologies, empresa israelense de criação de malwares direcionados a dispositivos móveis. A NSO Group e a Q Cyber Technologies compartilham algo em comum: ambas trabalham para uma grande variedade de governos, inclusive os governos autoritários de países do Oriente Médio.
Segundo o Washington Post, o hack teria sido responsável pela prisão de um ativista de direitos humanos nos Emirados Árabes. Ahmed Mansoor, foi preso e condenado a 10 anos de prisão depois que o malware da NSO foi usado para espioná-lo. Cathcart, chefe do WhatsApp, conta que a NSO negou envolvimento com o caso. "Mas nossa investigação descobriu o contrário”, escreveu o executivo.
Cathcart pediu que empresas de tecnologia se unam ao apelo feito por David Kaye, da Organização das Nações Unidas (ONU), que pede que governos parem de contratar serviços relacionados à venda, transferência e uso de ferramentas de vigilância como o malware da NSO Group.
O Washington Post procurou a NSO Group, mas não obteve resposta.
FONTE: itmidia COM HC3 TELECOM